Trilhos no Corno do Bico

Trilhos no Corno do Bico
Paredes de Coura, PR1 e PR2 
Novembro de 2016




A Paisagem Protegida de Corno de Bico é um pequeno santuário de natureza localizado em Paredes de Coura. Se, pelo seu tamanho e características não rivaliza com o seu vizinho do lado, o Parque Nacional da Peneda Gerês, este canto protegido é uma surpresa enorme e não deve deixar de convidar a uma volta maior para um passeio.
Fomos guiados desta vez, e muito bem, por um grupo amigos que nos acolheu neste passeio. O propósito foi fundir dois percursos, o PR1 e PR2 fazendo assim um passeio circular com 12 km. Resultou muito bem. 
O passeio faz-se com algumas subidas, nenhuma delas acentuada, e sempre por caminhos de pé posto e estradas florestais. Não há muito por onde perder: embora a sinalização não seja a melhor, as aldeias estão perto e, se for passear num fim de semana, encontrará sempre alguém a fazer o mesmo.
A paisagem essa é lindíssima. Fomos no Outono, o que naturalmente ajuda, mas é sempre encantador passear por entre carvalhos vislumbrando aqui e ali alguns garranos.

Orientação
O melhor será ver as FOTOS. Mais do que mil palavras demonstram bem a beleza do local.
Se quiser aventurar-se, tem o percurso oficial AQUI, e o que fizemos AQUI .
O acesso é fácil, quer venha pela auto-estrada ou por uma estrada regional: nós começamos AQUI.
Para saber um pouco mais sobre o local, recomendamos uma leitura no site do ICNF ou a marcação de uma visita ao Centro de Interpretação

Prós:
É muito bonito. 

No Outono pode ter ainda o bonús de trazer uns quilos de castanhas.
O local também é procurado pelos cogumelos.

Contras:

A sinalização, esse problema endémico nas áreas do ICNF.


Em resumo
Distância aprox. de 8 a 13 km
Sinalização 2/5
Esforço físico 2/5
Interesse geral 4/5
Fator UAU! 4/5
Tempo Aprox  4 horas

Comentários

TOP+