Variante Espiritual ao Caminho Português de Santiago

Variante Espiritual ao Caminho Português
Abril 2016

Esta publicação começou por ser um apêndice a uma outra que fizemos sobre o Caminho Português a Santiago de Compostela: sobre essa viagem poderá ler tudo AQUI. O Caminho de Santiago ainda é a publicação mais procurada no nosso blogue, o que de alguma maneira ilustra o interesse que esta viagem tem.

Este é um percurso alternativo, com bastantes pontos de interesse e percorre a costa numa zona lindíssima pelo que acreditamos que por si só vale a viagem.
Partindo de Pontevedra, irá encontrar a Variante Espiritual ao Caminho Português.
A variante começa AQUI, onde irá virar à esquerda, ignorando a seta amarela, e acaba em Pontecesures, onde cruza com o percurso clássico.
Encontramos algumas diferenças: menos peregrinos/caminhantes, mais verde e sobretudo mais água. Passamos por locais emblemáticos como o Mosteiro de Poio, Combarro e Armenteira e acompanhamos um trilho lindíssimo, a Rota da Água e da Pedra, que por sí só valeria uma viagem a Armenteira.
Recomendamos.
Encontrará as fotos de duas etapas AQUI e AQUI
Infelizmente não fizemos a última etapa, que liga Vilagarcía de Arousa a Pontecesures: pode ser feita a pé, junto ao rio Ulla ou de barco.
Se optar por regressar ao ponto de partida, tem autocarros a partir de Vilagarcía e comboio a partir de Pontecesures.

Prós

Sem grandes diferenças de cota, passagem por locais de interesse.

Contras

A Galiza tem o mesmo problema que o Minho com os Eucaliptos.


Em resumo
Distância: aprox 60 km
Sinalização 5/5
Esforço físico 3/5
Interesse 3/5

Factor UAU! 3/5

Comentários

TOP+