Trilho dos Pescadores, Rota Vincentina

Rota Vincentina
Trilho dos Pescadores
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Agosto de 2016







Criada em 2013 a Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina tem como propósito preservar a Zona Costeira do Sudoeste Alentejano ao mesmo tempo que a divulga como uma oferta integrada de turismo. É pelas mãos desta associação que surge a Rota Vicentina.
Além de vários pequenos circuitos, a Rota Vicentina propõe duas grandes rotas que acabam por ser complementares, o Trilho dos Pescadores e o Caminho Histórico.
A primeira segue junto às arribas desde Porto Covo até Odeceixe, a segunda começa em Santiago do Cacém e acaba no Cabo de S. Vicente. Em Odeceixe continua onde o Trilho dos Pescadores acaba.
Na impossibilidade temporal de fazermos todo o Trilho dos Pescadores caminhamos duas etapas desta grande rota: Almograve/Zambujeira e Zambujeira/Odeceixe.

E a experiência foi fantástica: começamos sempre cedo de modo a que na alvorada estivéssemos já sobre as falésias. No momento em que o sol nascia e as sombras recuavam ao longo de toda a costa era como se fossemos os últimos seres à face da terra, numa visão muito ao jeito de Ballard
Como fizemos o percurso em Agosto naturalmente o calor apertou. Foi o pretexto para visitar algumas praias ao longo do percurso. Praias icónicas como a do Cavaleiro, Tonel, Zambujeira, Carvalhal e Amália fizeram com que as caminhadas acabassem já bem depois da hora do almoço 
Ao fim de dois dias, numa curva de falésia, Odeceixe,  para nós  é a mais bela.

A sinalética não nos deixa perder e passamos povoações ao longo do percurso. Foram sempre uma oportunidade para reforçar a água e tomar o café da manhã.

Orientação e dicas:

Encontra todo os percursos AQUI. O site está excelente e dá todas as orientações necessárias.
Como não planeamos a viagem com antecedência e acabamos por recorrer à Pousada de Juventude da Almograve e aos parques de campismo de Zambujeira e S. Miguel ( Odeceixe). Dois dois últimos ficamos com a melhor impressão.
Vimos pelo caminho alguns caminhantes a fazer campismo selvagem. Não o experimentamos mas ficamos a saber que os balneários de Odeceixe estão sempre abertos.
Os restaurantes, por ser Agosto, estavam sempre cheios.
Para voltar ao ponto de partida pode fazê-lo de autocarro, a Rede Expressos tem uma carreira de Verão que passa por todas estas localidades. Custa 10€ por pessoa. De táxi, aproximadamente 40€. 
E as nossas fotos:
De Almograve a Zambujeira
De Zambujeira a Odeceixe
Uma espreitadela no Caminho Histórico entre Odeceixe e Rogil do qual fizemos um pouco.

Prós:

A paisagem, a orientação e a sensação de espaço que até agora apenas tínhamos encontrado na serra.

Contra:

Foi em Agosto. Um má escolha nossa.
O atendimento nem sempre foi o melhor.  




Em resumo
Distância aprox.45 KM
Sinalização 5/5
Esforço físico 3/5 
Interesse geral 5/5
Factor UAU! 5/5 
Tempo Aprox. 12 h

Comentários

TOP+