Passadiços do Paiva

Passadiços do Paiva
Arouca, 
Maio de 2016


Tinha que ser!
Há quase um ano que é o passeio da moda e nós não poderíamos ficar alheados por muito mais tempo deste fenómeno que está a por o país a caminhar.
Fomos a Arouca e fizemos o percurso, ida e volta a partir de Espiunca.
Quem faz as reservas de entrada já sabe que o tem que fazer com antecedência, caso contrário não consegue entrar. São 3500 entradas por dia e o acesso promete manter-se condicionado por muito tempo.
À chegada, a surpresa. Esperávamos confusão, carros, desorganização e roulotes de farturas.  Nada disso: parques para carros, café, e uma organização excelente.
É muita gente a passear, mas andamos bem.
E sobre o percurso, que é disto que gostamos de falar: é relativamente fácil, com algumas escadas que mesmo no final do percurso vai adorar fazer. 
É linear e acompanha na sua quase totalidade o Rio Paiva, pelo que terá que vir pelo mesmo caminho. 
Se estiver mesmo muito cansada/o tem sempre um autocarro no final do percurso para a/o trazer de volta.
Faz-se uma vez e é uma tarde bem passada. Pode inclusive dar um mergulho na praia fluvial ou, se for com algum tempo, experimentar uma descida do rio em canoa.

Orientação:
Poderá começar o percurso a partir de Espiunca ou do Areinho.
Nós começamos a partir de Espiunca e deixamos o mais difícil para o fim, as famosas escadas que apareçem em todas as reportagens sobre os Passadiços.
AQUI encontra toda a informação sobre os Passadiços.
Algumas fotos nossas AQUI
Uma chamada de atenção: subir as escadas é penoso se não tiver alguma preparação. Vimos muitos turistas estafados depois da sucessão de subidas. Vá com calma.

Prós
Tudo muito bem organizado.

Contras
Chegar a Arouca.
GeoPark de Arouca: muito eucalipto. Entende-se a necessidade de rentabilizar a floresta e a proximidade de Cacia. no entanto estes quilómetros de eucalipto terão certamente consequências na paisagem dentro de alguns anos.


Em resumo
Distância aprox.8 KM (+8 para voltar)
Sinalização 5/5
Esforço físico 4/5 
Interesse geral 4/5
Factor UAU! 3/5 
Tempo Aprox. 2.30h (pelos 8km)


Comentários

TOP+