Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galicia

Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galicia
Ilhas Cies
Julho de 2015



Quem passa por Vigo invariavelmente vê as ilhas Cies ao longe.
Estas estão integradas no Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galicia,que engloba também os pequenos arquipélagos de Cortegada, Salvará e Ons. Destas últimas falaremos mais à frente.
As Cies são um pequeno paraíso a vários níveis.
O principal é a paisagem, de monte escarpado e de praia de areias brancas numa distância de apenas umas centenas de metros.
Outra razão para a visitar é a lotação. As ilhas não recebem mais do que 2000 visitas por dia pelo que é possível em pleno Verão fazer férias com alguma tranquilidade. Há transporte regular para a ilha de Faro, dona de uma dias mais belas praias do mundo segundo o jornal The Guardian.
Na ilha de Faro existem 4 pequenos percursos pedestres que se fazem num par de horas mas que permitem conhecer um pouco da ilha e do arquipélago.
No sul da ilha, os percursos do Farol da Porta e o Farol de Cies e a norte da ilha os trilhos do Alto do Príncipe e o Farol do Peito são complementares pelo que consegue transformar os quatro trilhos em dois e conhecer a ilha toda. O grau de dificuldade é mínimo pois embora os percursos estejam bem sinalizados, não há muito por onde desviar. E a vista, lindíssima. 
As praias são excelentes pelo que caminhar acaba por ser um complemento e não a actividade principal.



Prós
Dois percursos fáceis, num local lindíssimo e quase sem dificuldade nenhuma.

Contras
Nada a assinalar

Orientação

Como Ir: De barco é a melhor maneira(!). Existem vários pontos de partida, nós optamos por Baiona onde a dificuldade em estacionar o carro é menor. Encontra todas as rotas em junto da uma das companhias de transporte, AQUI. Poderá inclusivamente comprar o bilhete no site. 
Quando ir: No Verão. Fora da época balnear tem que pedir e justificar a ida à ilha junto do Parque Nacional. e não goza a praia. 
Onde ficar: Se desejar ficar na ilha apenas poderá acampar. E mesmo o acampamento é sujeito a reserva. Encontra a informação no site do parque de campismo, AQUI
Onde Comer: Há dois restaurantes na ilha, mas poderá também levar comida. Recomenda-se que leve o seu próprio saco do lixo.
Encontra informação complementar AQUI  e AQUI
Encontra também algumas fotografias AQUI e AQUI

Em resumo
Distância aprox. por percurso 6KM
Sinalização 4/5
Esforço físico 2/5
Interesse geral 3/5
Fator UAU! 3/5
Tempo Aprox.  2 horas por percurso.

Comentários

TOP+