Trilho do Castelo

Trilho do Castelo, PR2
Setembro de 2012

Este será certamente uma das caminhadas mais marcantes que fizemos no Gerês.
O percurso em si é extenso mas nada difícil. Encontra algumas diferenças de cota ao longo do percurso mas são facilmente transponíveis. Após aproximadamente 4km a caminhar em campos de cultivo e de pastoreio, entra na serra de Sta. Isabel e vê toda a Serra do Gerês à sua frente. O impacto  visual é fortíssimo. O almoço faz-se no Castelo, um curioso aglomerado de pedras que parece vigiar e proteger a serra. Abaixo de si estará Covide, ao longe S. Bento da Porta Aberta e o Rio Cávado.A partir daí tem três hipóteses:- volta por onde veio;- tenta encontrar a sinalização do resto do percurso;- segue até Covide e volta por estrada ao ponto inicial;Esta última pressupõe uma caminhada de 25 Km no total, mas para quem vai pela primeira vez conhece um pouco mais da região.


Orientação
O percurso começa e acaba aqui
O mapa aqui
Algumas fotos aqui

Extra
Depois desta primeira vez, já voltamos duas outras ao Castelo.A sinalização continua má. Aqui e alí, especialmente perto de Covide a paisagem vai ficando mais humanizada, mas continua a ser um trilho excelente. 
Encontra fotografias mais recentes aqui (2014) e AQUI (2015)

Prós
É um dos nossos trilhos preferidos. A serra do Gerês aparece à nossa frente aparece de uma forma bruta à nossa frente. É difícil esquecer o impacto que ela tem em nós.
Contras
A necessidade constante de voltar atrás e procurar sinalética torna o percurso frustrante. Na povoação de Seara alguém andou a pintar as marcas de outra cor. Tenha alguma atenção.


Em resumo
Distância aprox. 16 km
Sinalização 2/5
Esforço físico 3/5
Interesse 4/5
Factor UAU! 4/5
Tempo aprox.: 5 horas



Comentários

TOP+