Prados da Messe

Março de 2014

Este percurso é balizado exclusivamente por mariolas e algum sentido de orientação.

A caminhada começa em Leonte. Mesmo em frente à casa do guarda florestal encontra um pequeno trilho que irá  subir durante 1Km. É uma subida dura para quem minutos antes começou a caminhar. No alto finalmente pode descansar um pouco e apreciar as vistas.
À sua direita e abaixo o Rio Arado serpenteia tranquilamente ao longo do Vale Teixeira.
Recuperadas as forças siga para Este, sempre a subir. À sua direita irá ver um pico com um marco geodésico e algumas antenas. Trata-se do alto da Borralheira, o segundo ponto mais elevado da Serra do Gerês.
Seguindo sempre as mariolas cerca de 2Km à frente irá encontrar o Vale do Conho, o lugar ideal para um bom almoço. Estará nesta altura a cerca de metade do percurso. Mas não se engane: o mais difícil ainda está para vir.
Dirige-se de seguida para o Vale da Messe. À medida que nos embrenhamos na serra paisagem torna-se mais agreste e com menos marcas da intervenção do homem tanto que, quando entramos no Vale da Messe e vimos as ruinas de uma casa a sensação é de estranheza e de fantástico. Aparentemente a explicação é prosaica: alí esteve instalado um posto da Guarda Fiscal com o objetivo de travar o contrabando. Afinal estamos a poucos quilometros da fronteira.
Um grupo de caminhantes que encontramos pelo caminho deu-nos a dica do dia: estando de frente para o abrigo do Vale da Messe, siga sempre junto às mariolas que irá ver à esquerda. É o percurso mais dificil e o menos assinalado, mas é o que o leva de volta para casa. Pelo menos nesse dia.
Irá subir novamente e caminhar na direção da Portela do Homem.
Os últimos 2 Km de serra fazem-se a descer. É definitivamente a pior parte do passeio e a que o fará cansar-se.
Por fim ,anda 3Km em estrada de novo até Leonte.
Acabou de fazer 15 km muito dolorosos para os seus joelhos mas absolutamente fantásticos para os seus olhos.

Orientação
O percurso não é marcado. Siga as mariolas e não perca o norte.

Se for fã de tecnologia, pode acrescentar este mapa ao seu smartphone Android. Está lá tudo.
Curiosamente a Adere tem um mapa deste percurso.
Se não quiser mapas, o percurso começa e acaba aqui.Algumas fotografias aqui

Prós

É um dos percursos mais espantosos que já fizemos.

Contras
A marcação. Se está habituado apenas a sinais de percursos oficiais pode sentir-se um pouco perdido. Vá com tempo que não fica lá.
É um percurso duro especialmente para os seus joelhos.