Trilho dos Dois Montes

Braga,
Fevereiro 2014

O Trilho dos Dois Montes foi criado pelo 25ª aniversário da Associação de Profissionais de Educação Física de Braga.
Os seus 7Km de extensão permitem-nos uma subida diferente ao Bom Jesus e conhecer um pouco a floresta envolvente. O início e o fim do trilho são em casco urbano pelo que se percorre facilmente em 2 horas  de passo de passeio.
Embora não existam mapas, é muito fácil a orientação. Logo no início poderá reparar num ou noutro ponto sem sinalização, mas siga o instinto. Ou então percorra a rua a partir do Parque da Rodovia -inicio do trilho- atravesse a estrada perpendicular a esta e tome na primeira rua que sobe.

Orientação
O percurso começa e acaba aqui, na placa do percurso.
Algumas fotos aqui

Prós
O Bom Jesus é mesmo um local obrigatório de visita.

Contras
O Percurso poderia ter mais floresta e menos casas.

Em resumo
Distância: aprox 6,8 km
Sinalização 4/5
Esforço físico 3/5
Interesse 3/5

Fator UAU! 2/5

Agora os extras (!)
O percurso é interessante para os Bracarenses mas dificilmente justifica uma viagem a Braga.
Pode no entanto começar o percurso junto ao Museu D. Diogo de Sousa e segue na direção do Rio Este Chegando a este corta à sua esquerda e segue o o percurso pedonal junto ao rio. Vai atravessar a cidade.
O percurso pedonal irá leva-lo ao Parque da Rodovia. No final deste encontra a placa que marca o inicio do Trilho dos Dois Montes.
O percurso continua a ser circular e conhece um pouco da cidade. Fez aproximadamente 12 KM.

Para os mais aventureiros, a cereja no topo do bolo.
Já no Trilho dos dois Montes e prestes a chegar ao Bom Jesus irá encontrar-se num cruzamento entre a Estrada de Dadim e a Estrada do Bom Jesus.  Corte à sua direita na que lhe vai parecer a estrada mais abandonada. Não se preocupe, está no bom caminho.
A estrada terá o seu fim, mas antes, e em qualquer cortada à sua escolha, siga as marcas das rodas das bicicletas. Irá embrenhar-se na floresta e, 2 Km adiante, sair na famosa Rampa da Falperra. Aproveite para passear pelo Sameiro e segue por estrada até ao Bom Jesus.
No Bom Jesus, no final da primeira escadaria junto à passagem do ascensor encontra novamente a sinalética do Trilho.
A vantagem é que num dia bom pode sempre comer uma Francesinha na esplanada do Bom Jesus antes da descida.
São caras, os empregados nem sempre são o mais simpáticos mas a vista faz com que mereça a pena.
Desce, regressa pelo Rio Este e acabou de fazer aproximadamente 16 KM.

Prós
Conhece um pouco mais de Braga no seu melhor.

Contras
Conhece um pouco mais de Braga no seu pior.

Em resumo e já com os extras