Linha do Douro

Linha do Douro
Percurso desactivado entre Vila Nova de Foz Côa e Barca de Alva
Abril 2012

 
Este caminho tem uma orientação muito básica, basta seguir a antiga linha férrea que ligava
 Vila Nova de Foz Côa a Barca de Alva.
No início do século passado esta ligação ferroviária ligava o Porto a Paris. São muitas as referências literárias à linha e ao local, o que se compreende perfeitamente dada a beleza natural do percurso.
Durante 25Km acompanhamos o rio e as vinhas pontuadas por estações abandonadas  numa paisagem magnífica. O Douro corre tranquilo aos nossos pés e praticamente não se vê vivalma ao longo de todo o caminho.
Começamos no centro de Vila Nova de Foz Côa e caminhamos em direcção ao Museu. A paisagem urbana rapidamente dá lugar a campos de cultivo. Ao chegar ao Museu descemos a encosta em direcção à estação abandonada de Foz Côa. Será talvez a parte mais difícil do caminho, pois não existe propriamente um trilho que possamos seguir.
A partir daí começa a aventura. A linha está desactivada desde 1988 pelo que em algumas partes a vegetação e alguns desabamentos começam a tomar conta do percurso. Nos tuneis que atravessamos ainda se sente o cheiro a fumo e quase parece que um comboio irá passar a qualquer instante. As pontes, embora seguras, já não estão em bom estado. Todas elas têm um aviso a proibir a passagem pelo que neste texto não admitimos nada.
O piso embora regular exige um calçado mais grosso. A gravilha mói os pés e ao fim de alguns quilómetros sente-se nos tornozelos um desconforto crescente. Mas a paisagem faz esquecer tudo isso.
Não irá encontrar desníveis quase nenhuns.

Preparação
A caminhada requer alguma preparação, pois não é circular e os transportes não abundam.
No nosso caso optamos por fazer toda a viagem em transportes públicos.
Com saída do Porto, fomos de comboio até ao Pocinho. A partir da Régua e quem conhece sabe que já está a fazer uma viagem muito especial. O Rio junta-se à linha e serpenteiam os dois até ao Pocinho.
À saída no Pocinho há um autocarro que nos leva até ao centro de Foz Côa. Não há hipótese de o perder pois está coordenado com a chegada do comboio.
No centro de Foz Côa encontra duas pensões e uma Pousada da Juventude. Como há um padrão de qualidade nas Pousadas, optamos por esta última.
Simpaticamente e a pedido deixam o pequeno -almoço pronto para que às seis da manhã possamos arrancar.
Os transportes públicos são assegurados pela Viúva Carneiro. É importante telefonar ou na central de camionagem chegar à fala com alguém da transportadora. Existe um único autocarro a sair de Barca de Alva às 16.30 mas em certas alturas do ano só lá vai se tiver garantia que há pessoas para recolher.
A alternativa é o táxi, mas prepare-se para pagar cerca de 60KM de viagem.
Posto isto, terá mesmo que chegar às 16.30. O que não é nada difícil.
A viagem de Autocarro corre lenta pela paisagem vitivinícola.
No dia seguinte poderá sempre planear uma visita ao museu antes do regresso.

Orientação
O percurso começa aqui e acaba aqui
Algumas fotos  aqui
História aqui
Transportes:
Comboios de Portugal


Prós
É um percurso muito especial que começa bem antes, no momento em que o comboio sai do Peso da Régua.

Contras
Chão de gravilha e tempo contado

Em resumo
Distância aprox. 25 Km
Sinalização 0/5
Esforço fisíco 5/5
Interesse geral 5/5
Fator UAU! 5/5

Comentários

TOP+