Rota de São Torcato

Rota de São Torcato
Guimarães, PR1
Setembro de 2016

Um passeio de domingo por terras Vimaranenses.
São Torcato é um pequena freguesia perto de Guimarães que, além do património religioso é também um local de vinha e de pequeno lavradio: perfeito para um pequeno passeio.
Como imperdíveis, o Mosteiro de S. Torcato, monumento nacional de construção visigoda e medieval e o Campo de Ataca onde terá decorrido a batalha de S. Mamede onde a vitória de D. Afonso Henriques determinou o inicio do Condado Portucalense e da nossa nacionalidade.
Fomos um pouco receosos principalmente pela dificuldade que tivemos numa caminhada anterior, na Rota da Citânia, onde percebemos o alcance da Lei de Murphy.  
Desta vez tudo corria bem: apenas percebemos pelo tamanho da vegetação que quase ninguém o fez este ano. E te-lo-íamos acabado se, mesmo no final e junto à fonte de S. Torcato, um portão trancado não tivesse posto fim à caminhada. Voltamos atrás e conseguimos encontrar nova sinalética uns metros à frente e regressar ao carro.

Orientação:
Encontra indicações AQUI pela mão da CM de Guimarães
O nosso percurso AQUI
As fotos, AQUI

Prós:
Se estiver perto de Guimarães vale a pena o passeio. 
É o Minho, é sempre bonito.

Contras:
O percurso não precisaria de manutenção caso tivesse mais visitas. 
Na fonte de São Torcato um portão fechado desincentiva a continuar. Provavelmente o melhor do passeio já estava para trás, mas nunca saberemos. 
A vista dos cães, sempre presos a correntes demasiado curtas.


Em resumo
Distância aprox. 8 Km
Sinalização 4/5
Esforço físico 2/5
Interesse geral 3/5
Fator UAU! 2/5
Tempo Aprox  3 horas


Comentários

TOP+